Blazer: do improviso à sofisticação

Usar blazer sempre foi um sinal de elegância e bom gosto entre os homens, mas você sabe como surgiu essa peça tão elegante? Não? Deixe então eu te contar. O blazer foi uma peça que surgiu no vestuário masculino por acaso. Em meados do século XIX, a rainha Vitória do Reino Unido foi fazer uma visita inesperada a uma fragata, quando soube da visita de sua rainha, o almirante entrou em desespero e mandou fazer paletós improvisados em sarja azul-marinho com botões em latão para sua tripulação. E sabe por que os botões? Para a tripulação não fazer o que tinha como hábito, limpar o rosto com as mangas das blusas. Ao final, a rainha gostou tanto do uniforme que exigiu que daquele dia em diante este fosse o uniforme oficial da marinha britânica. 
Hoje em dia, o uso do blazer deixou de ser adotado somente a situações formais, passando a ser usado no dia a dia combinado com jeans e substituindo as jaquetas. Neste inverno é muito presente o uso dessa peça, com uma modelagem mais moderna e slim. Os tipos de blazers hoje em dia são bem diversos: tradicional, couro, veludo, jeans, metalizado, colorido, e o que ficou bastante popular neste inverno foi o uso do blazer com cotoveleiras.

É isso aí pessoal, vamos aproveitar esse friozinho e guardar por um tempo a jaqueta e usar um belo blazer para dar um bom toque de elegância ao look. Em várias lojas de departamentos e fast fashion você encontra essa peça por um preço bem bacana. Também vale a pena dar uma olhada no guarda-roupas do avô ou pai e quem sabe não encontra um blazer bem vintage, quem nunca?!

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.

Related