Bolsa masculina: quebrando o tabu

Assistindo aos desfiles das últimas semanas de moda masculina (Paris e Milão), que postei aqui no blog, tive a certeza de uma tendência que já está presente no cenário fashion masculino e precisa ser aceita: a bolsa masculina. Eram bolsas dos mais variados modelos e tamanhos que vi nos desfiles: pastas, clutch, carteiro, mala e por aí vai. Por incrível que pareça, ainda existem homens que têm preconceito com as bolsas masculinas, por achar que o acessório é exclusivamente feminino, mal sabendo eles que na história da moda, vemos que os homens começaram a usar a bolsa antes das mulheres, como já mostrei também no blog. O uso das bolsas masculinas – as men bags – ficou bastante ativo na última década ganhando diversos adeptos, celebridades e it boys no mundo inteiro aderiram a elas, das mais simples – como as bolsas carteiro – às mais sofisticadas.

A bolsa masculina deixou de ser mero acessório fashion, para virar item de primeira necessidade. “Mas e as mochilas?” – todos perguntam. Não adianta, não é sempre que a mochila vai combinar com o seu look mais elaborado ou mais sério, para uma reunião por exemplo. A pasta, usada por executivos é uma saída, mas mesmo assim ela não tem o seu charme. A bolsa vai te acompanhar a um evento, reunião, passeio com todos os seus gadgets e itens que precisa – perfume, desodorante, celular, carregador, iPod, notebook, tablet, enfim, dependendo do tamanho, cabe tudo.
Uma certa vez li uma crônica do Walcyr Carrasco na Veja SP sobre a bolsa masculina, onde ele reclamava da obsolescência do vestuário masculino, pois então, a moda moderna, do futuro – a fashion forward – está aí sendo desfilada nos fashion weeks, exibida nas redes sociais, nos blogs, tentando colocar a novidade e a tendência a todo momento no universo masculino, só precisamos saber fazer uso dela e deixar o preconceito machista – que é muito brega, diga-se de passagem – de lado.

E vocês fashionistas, o que acham das bolsas masculinas? Um ótimo assunto para se debater, gostaria de saber da opinião de vocês. Comentem.

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.

Related