Bolsa para homem, bolsa para mulher, bolsas. Discutindo as diferenças

Um assunto que ainda é polêmica entre os fashionistas – e que eu adoro falar – são as bolsas masculina. Uns ainda não as aceitam, outros já não vive sem – eu por exemplo, quem me acompanha no Instagram sabe. Um dia desses, recebi um e-mail de um leitor aqui do blog pedindo para falar de bolsas femininas que podem ser incluídas no universo masculino. Inicialmente eu fiquei meio tenso em escrever sobre isso, por ser um assunto que não é bem-vindo para todos, mas depois de pesquisar e refletir sobre o assunto, decidi me aventurar, já que o assunto – bolsas para homem – me interessa muito.

Louis Vuitton – Spring/Summer 2014

Navegando por sites de grifes de luxo, onde se encontra as melhores – e mais caras – bolsas para homem, você encontra uma enorme variedade de bolsas de todos os tipos: carteiro, clutch, tote, sacola, briefcase, mala, mochila, etc. Um detalhe que eu percebi fazendo essa pesquisa, é que se você parar para pensar, a estrutura de algumas – eu disse algumas – bolsas masculina encontradas nessas lojas, não diferem muito das bolsas femininas, o que realmente faz a diferença, são as estampas, cores e o “departamento” onde ela é encontrada.

Essas duas bolsas, por exemplo, você olhando de primeira, consegue identificar qual é masculina e qual é feminina? Eu, não. A primeira em couro azul marinho é uma Capodarte, encontrada no departamento feminino de uma loja online; a segunda – marrom – é uma bolsa Gucci masculina.

Paul Smith – Spring/Summer 2014

Pelo que eu percebi, alguns caras podem na verdade, ter medo de usar uma bolsa por achar que é um acessório exclusivo feminino, por infelizmente não termos aqui no Brasil, lojas com investimentos pesados nesse setor – ainda. Poucas são as lojas que vem bolsas masculinas, salve as fast fashion – ZaraRennerC&ARiachuelo – que nos ajudam bastante nesse sentido.

Bolsa Zara

Burberry A/W 2013
Essa bolsa ao lado é masculina, da coleção de outono/inverno 2013 da Burberry. É uma bolsa de luxo tipicamente masculina, de uma marca tradicional, com anos no mercado fabricando roupas e bolsas usados por homens no mundo inteiro. Por ter uma estampa mais ousada, poderia ser confundida com uma bolsa feminina aqui no Brasil, por infelizmente em alguns lugares no nosso país existir uma resistência de alguns caras com roupas e acessórios mais ousados, que saiam da zona de conforto “machão”.

Separei algumas bolsas do departamento feminino da loja online Dafiti para mostrar para vocês como é fácil encontrar diversas bolsas lá que podem ser consideradas unissex, confiram:


E você fashionistas? Gostaria de saber o que acham sobre a possibilidade de usar bolsas do departamento feminino que podem ser usadas por homens. Quem concorda? Quem discorda? Vamos discutir essa ideia. Comentem.

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.

Related