Maquiagem Masculina: Parte I – Preparando a Pele

A maquiagem masculina já foi tabu por muito tempo, mas estamos num momento em que o seu uso já ficou comum entre os homens de todas as idades. A maioria dos homens a usa para esconder algumas imperfeições, como manchas de espinhas, olheiras e também pelas marcas de irritação ao barbear. E para todos os caras que queiram aprender dicas de como corrigir essas imperfeições e fazer bom usa da maquiagem, em parceria com Bernardo Seabra – jornalista com formação focada em moda masculina, e especialista em maquiagem – vamos começar uma série de dicas em três partes para facilitar a vida de vocês. Nessa primeira parte ele vai ensinar como preparar a pele.
Quando usam base, muitos reclamam que a pele fica craquelada ou descama, e que o resultado não fica bacana. Você pode estar usando uma base inadequada à sua pele, ou então não está preparando bem a sua pele para receber a base.
E como se prepara a pele?

Primeiro identificar que tipo de pele você possui. Existem peles muito secas, secas, normais, mistas (normais ou secas nas maçãs do rosto e oleosa na testa, nariz e queixo), oleosas e muito oleosas. Para isso, não existe mistério, se sua pele está em constante descamação e repuxada, mesmo que você não esteja fazendo nenhum tratamento, sua pele é muito seca. Se descama as vezes, é seca. Se não descama, nem apresenta oleosidade excessiva, ela é normal. E assim por diante.
Um passo importante, no entanto, é identificar se sua pele é SENSÍVEL. Qualquer tipo de pele de muito seca à muito oleosa, pode ser sensível e isso vai influenciar nos produtos que você deve escolher. Outra coisa é avaliar se sua pele é pigmentada ou não pigmentada (mancha com facilidade ou não). Um bom teste para o diagnóstico da sua pele, como esse daqui na revista Veja, ótimo para você saber todos os pormenores da sua pele.
Passada a correta identificação da pele, independentemente de tudo, você vai seguir os 4 passos básicos: lavar, tonificarhidratar e protetor solar. O que vai variar é o tipo de sabonete, tonificante e hidratante que você vai usar de acordo com o tipo de pele que você tem.
1 – Sabonete – Para peles oleosas, sabonetes com ácido salicílico e enxofre, camomila, aloé e vera e produtos que acalmem a pele. Se a pele for muito sensível, tomar cuidado com a concentração do ácido. Para peles secas, um sabonete leve, sem ácido.
Sugestão para pele seca: dermotivin soft e para pele oleosa dermotivin control.

2 – Tonificante/Adstringente – Serve para fechar os poros e limpar mais profundamente o que o sabonete não limpou. A melhor maneira de aplicar é com algodão. Para peles secas, o tonificante deve ser suave, com pouco ou nenhum álcool, já para peles mistas/oleosas pode ter um pouco de álcool e ácido salicílico. Sugestão para pele seca Claryfing Lotion Clinique número 1 e Claryfing Lotion Clinique 4 para as oleosas, 2 para peles normais e 3 para as mistas.

3 – Hidratação – Após remover todas as impurezas, muitas vezes a pele fica desprotegida e sem a hidratação correta. Peles normais pedem hidratantes com um pouco de óleo, enquanto as peles oleosas devem correr de hidratantes com óleo, sempre recorrendo aos hidratantes “oil free”, e “não comedogênicos”. Existem muitas opções de hidratante, por isso não deixarei aqui nenhuma sugestão, o importante é sempre procurar o hidratante adequado (no rótulo informará) para o seu tipo de pele.


4 – Protetor solar – Após lavar, tonificar e hidratar, é a vez de proteger a pele. Mais uma vez o protetor solar escolhido deve ser aquele de acordo com a sua pele. Os homens de pele seca devem preferir protetor solar em creme, enquanto os de pele oleosa, o protetor solar deve ser em gel. O mais importante, no entanto, é ficar atento, geralmente protetores solares para peles mistas ou oleosas vêm com o aviso de que são para esse tipo de pele. O da Vichy, por exemplo, é chamado de Capital Soleil toque seco.

Obs.: se a base que você usar a seguir contiver fator de proteção solar (fps) satisfatório, você pode pular o passo 4. 

Agora já estamos prontos para começar!

Continua…

Texto: Bernardo Seabra.

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

<p>Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.</p>

Related