Suplementos Alimentares | saiba para que serve cada um e como usá-los de forma correta – O Cara Fashion

Suplementos Alimentares | saiba para que serve cada um e como usá-los de forma correta

A maioria das pessoas que praticam atividade físicas tem a dúvida do que comer antes e depois do treino. Essas mesmas pessoas, frequentemente, pesquisam na internet essas informações e acabam se adaptando a esse costume. Porém, cada organismo é único e a generalização dessas pesquisas pode sabotar os seus objetivos. A nutróloga Liliane Oppermann, especialista em nutrologia esportiva explica.

“O ideal é que o indivíduo se consulte com seu médico, justamente para adquirir melhora no seu desempenho. Além de um cardápio com alimentos específicos para pré e pós treino de cada pessoa, o médico poderá realizar exames e avaliações, que poderão identificar carências ou excessos de sua rotina, onde o médico irá receitar suplementos para complementar o bem estar e os resultados do paciente”.

Suplementos-Alimentares-O-que-são-quais-como-quando-tomar-640x430

Apesar da alimentação ser o fator principal, o uso dos suplementos alimentares vêem crescendo cada vez mais aos adeptos dos esportes. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), o consumo de suplementos cresceu 23% ao longo do último ano no Brasil. Eles são utilizados por pelo menos 40% dos atletas, tanto competitivos quanto recreacionais, muitas vezes em doses superiores às recomendadas. A médica alerta.

“O vício pela conquista do objetivo faz com que as pessoas usem os produtos de forma errada, muitas vezes em dosagens exageradas, e, isso pode ser prejudicial para o seu organismo no futuro Consumi-los sem orientação pode acabar tendo o efeito contrário e ganhando mais massa gorda, além de ficar suscetível a problemas nos rins e no coração e outros efeitos indesejados, como o suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleração do batimento cardíaco. Resultados à curto prazo são o pior investimento que pode ser feito”.

Suplementos

Os suplementos só terão um resultado positivo, se alinhados com uma alimentação correta e com a prática de exercícios físicos. Cada objetivo, como perder peso, ganhar massa muscular, ganhar resistência, entre outros, terá uma rotina diferenciada de alimentação e produtos. A nutróloga Liliane Oppermann explica para que serve para grupo de suplementação:

Termogênicos – São responsáveis por acelerar o metabolismo, pois são ricos em substâncias como cafeína. Com isso, acabam contribuindo na perda de gordura e peso.

Hipercalóricos – Devem ser consumidos por pessoas que não tem como objetivo emagrecer. São normalmente usados por atletas que apresentam limitações na dieta. Suas principais substâncias são carboidratos, proteínas e lipídios.

Protéicos – São responsáveis por auxiliar no ganho de massa muscular. Devem ser consumidos logo após o treino e podem ser encontrado em pó, gel ou barra.

Energéticos – Fornecem carboidratos e, por isso, servem para repor os estoques de energia. São encontrados em pó ou gel e podem ser usados antes, durante ou após os treinos, variando de acordo com o tempo e a intensidade dos exercícios que está fazendo.

Repositores – São produtos compostos basicamente por carboidratos (no mínimo 90%) e vitaminas e minerais. O recomendado é a utilização após o treino para recuperação das reservas de glicogênio, evitando a desidratação durante uma atividade intensa/longa.

Aminoácidos – São usados para produzir energia ou para construir novas proteínas, porque são metabolizados nos músculos. Pode ser consumido antes ou depois do treino. Além de permitir maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos, o produto também auxilia de forma positiva na síntese protéica, recuperando e aumentando e construindo o músculo para o próximo treino.

Fonte: Dra. Liliane Oppermann (CRM 123314)
www.doutoraliliane.com.br

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada