Exposição mostra que Salto Alto foi originalmente criado para Homens

O salto alto é uma peça que toda mulher tem ao menos um em seu guarda-roupas, por mais que ela não goste e use no seu dia-a-dia vai ter aquele salto para uma ocasião especial. Mas você sabia que os saltos foram originalmente criados para homens? Isso é o que conta uma exposição no Bata Shoe Museum em Toronto, no Canadá.

Os primeiro modelos foram criados para os cavaleiros persas, para que eles encaixassem perfeitamente no estribos durante as montadas em cavalos.

Persian-heel-bata-819x420

Já no fim do século XVI a cultura persa pegou na Europa, fazendo com que os europeus usassem saltos como sinal de virilidade – coisa que hoje infelizmente é vista de forma contrária na moda masculina pela sociedade. O rei francês Luís XIV era uma dos adeptos ao salto, e para criar uma distinção entre a nobreza e os plebeus ele impôs que somente membros da sua corte pudessem usar saltos vermelhos – Christian Louboutin fez algo parecido, onde patenteou o solado vermelho de seus sapatos como marca registrada (entenda o caso aqui).

louis-xiv-of-france-e

Só então em 1740 que os homens passaram a deixar de usar os sapatos por julgarem estar parecendo ridículos com eles – mas nenhum questionamento em relação a sua sexualidade.

Mens-Mules

Não muito distante, os cawboys americanos já no século XX usavam saltos em suas botas, e se prestar atenção os sertanejos brasileiros ainda os usam na sua vida.

Image61-687x1024

Com esse marco histórico, você pode parar para analisar que os sapatos de saltos – e qualquer outra peça de roupas – pode ser usada por homens e mulheres, por quem quiser. Eu – Fabiano Gomes – não uso e ainda não tive vontade de usar, mas tenho o dever de respeitar o coleguinha que por ventura sentiu vontade de usar um saltão na sua vida.

tumblr_mmqvezWk0O1r6p3e7o1_500

Respect!

Fonte: O Globo; Bata Shoe Museum

 

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.

Related