Etiqueta fashion: tipos de trajes para festas – O Cara Fashion

Etiqueta fashion: tipos de trajes para festas

Por mais despojado que o seu estilo seja, um dia você vai ser convidado a um evento que pede um traje que pode não fazer parte da sua rotina. Seja um jantar mais formal, um casamento ou mesmo uma festa de gala, e você vai precisar saber o dress code para não errar na ocasião. Fiz uma seleção de tipos de trajes para se usar em cada tipo de evento, confiram.
Traje: Esporte
Ocasião: jantar e festas informais, eventos diurnos
Roupas: calça sarja, black jeans e alfaiataria. Camisa ou uma polo, de preferência lisa. Sapatos: mocassim, sleepers, dockside, oxford, brogue.

Traje: Passeio/Esporte fino
Ocasião: casamento durante o dia, formatura, aniversários de 15 anos, coquetéis, teatro, almoço de trabalho.
Roupas: terno completo ou blazer com uma calça mais esporte – nunca jeans. Se o evento pedir um terno, uso-o com gravata. Cinto liso, discreto. Sapatos oxford com cadarço.

Traje: Passeio completo/formal, social completo
Ocasião: casamentos mais tradicionais, jantares formais, grandes eventos.
Roupas: terno completo com gravata. Se for um evento diurno, cores mais claras, e a noite: preto. Sapatos com cadarço.

Traje: black-tie, rigor
Ocasião: bailes de gala, casamentos super glamourosos, recepções bem chics e sofisticadas.
Roupas: Smoking preto, gravata borboleta, faixa na cintura. Sapatos preto com cadarço – pode ousar um pouco com um sapato envernizado, mas preto.
Bônus:
– Dicas de modelagem: prefira ternos, blazer e smoking com modelagem mais ajustada, com caimento mais slim, pois além de ser mais elegante, no caso dos mais gordinhos, não faz parecer que você tem mais peso do que realmente tem.
– Dicas de gravata: esqueçam aquelas gravatas largas e gigantes dos anos 1990. Prefiram as mais modernas com modelagem slim, ou a mais formal, mas nunca uma gravata gigante que mais parece um babador.
– Dicas de estampa: terno risca de giz faz com que se pareça mais magro? Sim. Com suas linhas na vertical, ele alonga a silhueta e além de fazer com que pareça mais magro, ele alonga, dando a impressão de ser mais alto. Mas se você for muito magro e alto, evite, pois parecerá ainda mais magro e alto.

– Dicas de camisas: uma peça essencial para o guarda-roupas masculino é a camisa branca, uma coringa que todo homem deve ter ao menos uma. Independente do traje que se use ela vai estra presente.

– Dica fashion: Se o seu estilo é ousado, não se acanhe na hora de montar o seu look, mas lembre-se da máxima “menos é mais”. Um acessório, um blazer de veludo, um lenço, ou mesmo aquele broche pode fazer a diferença no seu look, mas tudo vai depender também do evento que irá.

Espero que tenham curtido e ajuda na hora de montar look. Comentem.

Inspirem-se.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

Renner apresenta coleção sustentável “Re Jeans” Billie Eilish Air Jordan 1 KO e 15 Met Gala 2021 e a Moda como Ato Político Os Looks dos Homens no Red Carpet do Met Gala 2021 ‘Gundam’ Nike SB Dunk High “Project Unicorn White” Eric Emanuel x Adidas Basketball Collection 5 Tratamentos Estéticos mais procurados pelos Homens +30 Beats by Dre “Studio Buds” chega ao Brasil Reserva lança linha de Roupas para PcD Louis Vuitton lança Bicicleta de R$150.000 Neon está de Volta para Eles A Beleza do Homem Negro