Maquiagem masculina – O Cara Fashion

Maquiagem masculina

A maquiagem é um assunto que ainda é polêmico entre os homens, independente da orientação sexual, existe um lado que é contra e outro a favor ao uso desse produto de beleza. Quando recebi o convite da Deborah Naomi Kosaka, aluna que está elaborando o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Design de Produto da Universidade Estadual de Maringá, para responder a um questionário sobre o uso da maquiagem masculina, achei que deveria contribuir também aqui no blog para o tema. 
A primeira fiz uso da maquiagem foi em uma festa de formatura, pois estava com uma espinha gigante no rosto e estava me incomodando. Na época, uma amiga estava se maquiando e ofereceu uma base para cobrir a espinha. Depois que ela terminou o serviço fiquei encantado com o resultado, e de lá para cá sempre faço uso de uma base para cobrir imperfeições e uniformizar a pele. Utilizo uma base 3 em 1 da Avon que me deixa super satisfeito, ela deixa a pele lisa e limpa de imperfeições, eu a batizo carinhosamente de “Photoshop compacto” (risos).
Como eu havia falado com a Deborah, o que eu acredito ser um problema ainda para os homens nesse meio, é a falta de produto específico para o público masculino. Onde acredito que deveria haver mais incentivo do mercado de cosméticos para criar uma linha específica para homens, pois assim, esses não se sentiriam constrangidos – o que acontece muito – em ir comprar um “produto feminino”, pois penso que havendo produtos masculinos, muitos começaram a usar. Pensando nisso, o estilista Tom Ford – que é O Cara – anunciou na última semana de moda masculina de Londres, que lançará no final de 2013 uma linha de maquiagem exclusivamente masculina, incluindo produtos multifuncionais de cuidados com a pele, higienizador, hidratante, tratamento com os olhos, purificador, mascara de lama e corretivo.
A indústria brasileira também poderia ter a iniciativa com a maquiagem masculina, pois assim, quem sabe finalmente não teríamos uma linha de maquiagem para homens das grandes marcas nacionais, como a Natura?!
O questionário para o trabalho da Deborah estará disponível aqui neste link até o dia 11/07, peço aos interessados no assunto que respondam para ajudar a amiga, e contribuir cientificamente com essa temática. E também gostaria de saber da opinião de vocês, o que acham da maquiagem masculina?! Comentem.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

Stella McCartney traz novas sandálias Adidas Slides Clogs Nike traz novo Dunk Low “Reverse Panda” Louis Vuitton traz “Bolsa Lata de Tinta” criada por Virgil Abloh Kim Kardashian traz collab com Beats Earbuds Fit Pro Balenciaga traz bolsa em formato de “saco da lixo” por R$9.000 Nike e HUF homenageiam New York em novo Dunk Low Louis Vuitton traz amigos de Virgil Abloh para nova Campanha Travis Scott traz campanha do Nike Air Jordan 1 Low “Reverse Mocha” Nike Air Force 1 x Louis Vuitton será Lançado Oficialmente Dua Lipa apresenta segundo Drop da sua parceria com a Puma Cardi B apresenta novos tênis em parceria com a Reebok Nike traz novo Air Jordan 1 Low em Veludo Rosa