Moda Masculina ganha destaque no mundo com Fashion Week de Nova York e Toronto dedicada a eles – O Cara Fashion

Moda Masculina ganha destaque no mundo com Fashion Week de Nova York e Toronto dedicada a eles

Enquanto no Brasil nós perdemos uma edição da fashion week Carioca – o Fashion Rio de inverno – no Hemisfério Norte os homens estão bem contentes com o crescimento das semanas de moda masculina, além das já fortemente armadas de grifes de peso no eixo Londres, Milão e Paris, o Canadá e Estados Unidos também estão de olho nesse mercado que só tende a crescer.

Tommy-Hilfiger-Fall-2013-Finale-Video
Tommy Hilfiger | Fall 2013

A GQ Brasil acabou de fazer a cobertura da segunda edição da Semana de Moda Masculina de Toronto, no Canadá, onde mostrou que apesar de “jovem”, a TOM – como é chamada – tem um bom potencial e jovens talentosos querendo seu espaço no mundo Fashion. Nessa semana de moda canadense, inclusive, um brasileiro foi destaque – isso mesmo. O cearense João Paulo Guedes teve sua estreia nesta edição, após de ganhar o EMDA (Emerging Menswear Designer Award) na edição anterior, mostrando um trabalho bem feito em  questões estéticas e materiais.

Estilista João Paulo Guedes
Estilista João Paulo Guedes
João Paulo Guedes  Winter 2015
João Paulo Guedes Winter 2015

Já nos EUA, os fashionistas vão ficar muito contentes em saber que finalmente Nova York terá a primeira semana de moda masculina. Após anos de discussão, o The New York Times anunciou em um artigo desdenhoso, escrito pela jornalista Vanessa Friedmen, que a CFDA (Council of Fashion Designers of America) decidiu realizar a New York Fashion Week: Men, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de julho deste ano, tendo a Amazon como patrocinador principal. Nomes como Calvin Klein e Alexander Wang ficaram muito contentes com a notícia, que promete aquecer o mercado de moda masculina americano, dando mais incentivos aos estilistas locais que escolhem cidades como Londres e Milão para desfilarem suas coleções.

Apesar das alegações que a jornalista faz a respeito da semana de moda new yorker – perguntando já no título do artigo se alguém viria ao fashion week – acredito que esse evento é muito importante para o firmamento da moda masculina global, uma vez que tal acontecimento em uma das cidades mais famosas do mundo teria uma visibilidade enorme.

Kanye West desfila sua coleção mista no New York Fashion Week | Fall 2015
Kanye West desfila sua coleção mista no New York Fashion Week | Fall 2015

E no Brasil?

A moda masculina está em um momento muito oportuno para os novos – e “velhos” também – talentos, o que é preciso fazer é dar continuidade e incentivo a esse mercado que tem um crescimento potencial imenso. No Brasil por exemplo temos estilistas incríveis que precisam ser vistos pelo mundo, como Igor Dadona e Felipe Fanaia, que desfilam suas criações absurdamente criativas na Casa de Criadores. Uma Semana de Moda Masculina no Brasil seria de grande valia para esses talentos, que – aproveitando a grande visibilidade internacional que o país está tendo ultimamente – só teriam seus dons avistados pelo mundo.

Incentivo, é isso que falta por aqui.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada