5 Fantasias Certas x 5 Fantasias Erradas | Como Curtir o carnaval sem Apropriação Cultural e não ofender Ninguém

O Carnaval está chegando, essa época maravilhosa que a gente gosta de curtir a vida e se jogar no meio dos blocos e festas é realmente uma maravilha. Mas para quem gosta de se fantasias no Carnaval é bom ter um certo cuidado, pois o que ocorre muito nesta festa popular é que algumas pessoas acabam usando “fantasias” ofensivas e dão aquele close errado, não é mesmo?

Pensando nisso, O Cara Fashion decidiu trazer aqui uma seleção com 5 fantasias erradas – apropriação cultural e ofensivas – e 5 fantasias “corretas” – para dar aquele close certo – para você curtir o Carnaval.

Close Errado

1 – Nega Maluca

Um dos closes mais errados e ofensivos que encontramos em festas de Carnaval. A ofensa já começa pelo nome, que vem de forma pejorativa e estereotipada. Fora o black face descarado nessa fantasia, que é uma grande ofensa. Junto com essa “fantasia” o uso da peruca black também é outro close erradíssimo. Nosso cabelo não é fantasia. Nosso cabelo black é um ato de resistência, um ato político.

2 – Índios

A cultura indígena não é fantasia, nem cocar é acessórios festivo. Os povos indígenos já estão sofrendo constantemente com o governo atual que insiste em acabar com a sua cultura. Close errado.

3 – Cultura Oriental Japonesa

O carnaval também é um momento em que vemos pessoas vestindo kimonos e acessórios da cultura oriental japonesa de forma a ridiculariza-la. Isso é de extrema ofensa, a cultura oriental não é alegoria.

4 – Muçulmanos

Outro ofensa cultural que encontramos muito nos Carnaval são as pessoas se vestindo de muçulmanos. Essa “fantasia” é tão ofensiva quando a anterior, ridicularizar a cultura do estado islâmico como fantasia é muito ofensivo.

5 – LGBT

Não, você se vestir de LGBT não é fantasia. Eu acho que não preciso nem explicar o motivo, mas entenda que o movimento LGBT vem tentando manter-se em direito de igualdade com o restante da população, então não pense em ridicularizar nós LGBTs em fantasia.

Close Certo

1 – Desenhos Animados

Existe uma infinidade de personagens de desenhos animados e HQ que você pode se fantasiar sem ofender à ninguém.

2 – Criativas

Existem pessoas que esbanjam criatividades nas fantasias, como por exemplo: preservativos, marcas de bebidas, emojis e objetos em geral.

3 – Memes

Os memes são as melhores inspirações para criar fantasias – haha. Como vivemos na era em que eles dominam a internet, é uma opção fácil de fantasia para a época.


4 – Personagens de Filmes e Seriados

Que tal se vestir do seu personagem favorito de um filme? Só tenha o cuidado de não cometer o erro de cair na ofensa das fantasias citadas lá no “close errado”.

5 – Brilho, Estampas e Muita Cor

Se você é daqueles que não curte muito uma fantasia em si – como eu – pode apostar nos brilhos, metalizados e muita estampa nesse Carnaval para montar aquele look legal. Muitas marcas brasileiras estão fugindo do óbvio e apostando em peças mais estilosas para os caras nessa época, então aproveite.

Tá vendo só como é fácil a gente curtir o Carnaval sem ofender ninguém? Vamos dar o close certo, bebê.

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.

Related