6 Grandes Estilistas Negros pra você Conhecer

6 Grandes Estilistas Negros pra você Conhecer

Issac Silva

Isaac Silva é um dos estilistas mais ativistas que o mundo da moda pode ter. Suas coleções não são presas a padrões estéticos, e muito menos de gênero. O baiano que atua na moda paulistana com sua marca vem a cada coleção celebrando a beleza do individuo em suas peças que são tão plurais quanto suas inspirações. Isaac já apresentou coleção sobre Xica Manicongo, a primeira travesti não-índia do Brasil. Fez também uma coleção inspirada na cultura egípcia, mostrando que a sociedade teme a embranquecer, quando ela é verdadeiramente negra. Isaac teve finalmente sua estreia no calendário da São Paulo Fashion Week em 2019, e agora vem mostrando sua moda ativista com maior audiência na semana de moda, com sua roupa que veste homem e mulher, e corpos gordos e magros com a mesma magnitude.


Loja Snipper (JOTA)

A marca Snipper é comandada por um grande colega que conheci quando morava ainda lá no Rio, o Jota. Ele traz roupas leves e cheias de estilo com uma pluralidade de gênero. Uma mistura de alfaiataria com streetwear de um jeito bem colorido. O cara decidiu criar a sua própria marca como uma forma de se inserir no mercado de moda, pois sem formação acadêmica na área, talvez soubesse que para um jovem negro do Rio de Janeiro esse sonho pudesse não ser tão fácil caso ele não começasse do zero por si só. Suas inspirações vêm de outras grandes áreas, como artes plásticas e arquitetura – ele tem até um perfil sobre sua casa no Instagram. Quando questionado sobre como é ser um criador negro no universo da moda, ele aponta as dificuldades, mas se dá por vencido, jamais.

Tudo é mais difícil quando você é um negro produzindo moda, desde acesso ao conhecimento, à abertura no mercado de trabalho e financiamento. Mas não pauto minha carreira nas dificuldades. Estou sempre pensando em como fazer o melhor com os recursos que tenho.

JOTA


Virgil Abloh (Off-White e Louis Vuitton)

Virgil Abloh é um estilista que, como muitos outros negros, teve suas qualificações questionadas e nenhum incentivo. O cara que estudava arquitetura, teve um professor que disse a ele que não o via em nenhum “contexto importante no futuro”. Hoje ele é a mente criativa por trás da sua marca Off-White, considerada uma das mais importantes da atualidade, e ainda o diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, que foi levada à outro patamar de criação graças a ele. Imagine a cara do professor dele hoje em dia hein?! (LIKE WHAT????). Hoje Virgil traz inspiração da sua vivência nos anos 1990 em suas criações, que são disputadas pelos fashionistas e principalmente sneakerheads.


Dapper Dan

Dapper Dan é um dos mais icônicos estilistas de streetwear dos anos 1990 que tem uma história muito interessante. O cara ficou famoso naquela década fazendo peças estilosas copiando o símbolo da Gucci. O que levou com que a marca de alta-costura o levasse à falência por conta de processos jurídicos. Agora em 2017 a história mudou, quando a Gucci, em contrapartida, foi acusada de copiar uma das peças do cara dos anos 1990. Para fazer a reparação, a marca italiana chamou o estilista para fazer uma collab, a Dapper Dan x Gucci. E não foi só isso, a marca ajudou o cara a reabrir seu estúdio no Harlem, em Nova York, e hoje continuam colaborando em várias criações.


Olivier Rousteing (Balmain)

Olivier Rousteing é uma dos mais jovens estilistas à assumir uma marca de alta costura. Ele tomou as rédeas da maison francesa Balmain em 2011 quando tinha apenas 24 anos. Sua missão – que surgiu meio que por acaso, pois o estilista que comandava a marca na época foi internado ás pressa por um colapso nervoso – era levar a marca para um público mais jovem e tornar a Balmain numa grife global. E o cara fez isso com maestria, ele usou a forte influência do clã Kardashian e de grandes influenciadores do mundo da moda e música e fez com que a marca ficasse conhecida – e desejada – no mundo inteiro.

Apesar de comandar uma marca de luxo, a origem de Olivier é mais modesta, quando ainda recém-nascido, foi abandonado por sua família biológica em um orfanato, e aos cinco meses foi adotado por uma família branca rica francesa, de Bordoux. Hoje ele comanda a Balmain e vive entre o luxo, mas sabe que o mundo da moda é bem racista, e por isso tenta trazer diversidade em suas campanhas e ações publicitárias.


Kanye West

Kanye West é um artista completo, isso a gente não pode negar. O cara migrou do mundo da música para a moda enfrentando preconceito e críticas duras, mas conseguiu se consagrar como um dos maiores estilistas de sneaker do mundo. Hoje, suas criações para a Yeezy estão à pé de igualdade com a Off-White de Virgil Abloh. Suas peças ganharam grande credibilidade no mundo dos fashionistas também graças as Kardashians – essa família é uma potência midiática, não é mesmo?! – já que as meninas do clã estão sempre com seus Yeezys por aí. Hoje, com a Adidas, Kanye tem lançamentos de seus sneakers praticamente todo mês, e cada lançamento é um sucesso global com esgotamento certo.

E você, conhece mais algum estilista negro para adicionar a lista? Diz aí.

Author

Fabiano Gomes

Fabiano Gomes Editor-Responsável

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) atuou como bibliotecário até o seu limite. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar O Cara Fashion para suprir a própria necessidade.

Related