Dr. Martens traz coleção inspirada no Artista Jean-Michel Basquiat – O Cara Fashion

Dr. Martens traz coleção inspirada no Artista Jean-Michel Basquiat

A primeira vez que ouvi falar sobre o trabalho de Jean-Michel Basquiat foi um momento interessante. Foi lá em 2013, quando eu li que o Jay-Z havia comprado uma obra do artista intitulada “Mecca” por 4.5 milhões de dólares. Eu olhei para a pintura – com meu olhar socialmente treinado pelo curso de História da Arte que tive na faculdade a ver somente arte e beleza em obras clássicas pintadas por mãos brancas – e não entendi o porque daquela peça valer tanto. Hoje eu entendo o valor artístico em torno do Basquiat, suas obras, sua linguagem, seu valor cultural e sua significância para a negritude, principalmente. Para nós negros.

Quase oito anos depois, me pego sendo um grande admirador da arte do Basquiat, tenho cartões postais de suas exposições que fui em São Paulo e Nova York que transformei em quadros e pendurei em minha sala. E quando vejo coleções como esta da aclamada marca de botas Dr. Martens inspirada no trabalho do artista, fico empolgado em ver como os “rabiscos” que o cara fez há uns 40 anos denunciando a violência policial, negligência com os negros, doenças mentais vem sendo estampados em peças de moda. Ok, enough about me.

A coleção vem inspirada nas obras Untitled (1982) e Pez Dispenser (1984), que vêm estampando a icônica bota 1460 e o sapato 1461. Os modelos vêm no couro preto com os as obras em seu corpo, e com direito a icônica coroa marca registrada do artista na parte traseira e solado dos calçados. A linha traz também uma bolsa de couro com a obra Untitled (1982).

As peças serão lançadas no próximo dia 3 de julho no site da Dr. Martens, que por acaso entrega no Brasil, [shade]só é caro porque a classe média branca convenceu a população mais pobre a votar no Bolsonaro que prometeu baixar o dólar pra eles e e agora a moeda americana está mais alta do que nunca[/shade].

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

Stella McCartney traz novas sandálias Adidas Slides Clogs Nike traz novo Dunk Low “Reverse Panda” Louis Vuitton traz “Bolsa Lata de Tinta” criada por Virgil Abloh Kim Kardashian traz collab com Beats Earbuds Fit Pro Balenciaga traz bolsa em formato de “saco da lixo” por R$9.000 Nike e HUF homenageiam New York em novo Dunk Low Louis Vuitton traz amigos de Virgil Abloh para nova Campanha Travis Scott traz campanha do Nike Air Jordan 1 Low “Reverse Mocha” Nike Air Force 1 x Louis Vuitton será Lançado Oficialmente Dua Lipa apresenta segundo Drop da sua parceria com a Puma Cardi B apresenta novos tênis em parceria com a Reebok Nike traz novo Air Jordan 1 Low em Veludo Rosa