Met Gala 2021 e a Moda como ato Político de Resistência – O Cara Fashion

Met Gala 2021 e a Moda como ato Político de Resistência

rihanna met gala 2021 2

O Met Gala, que aconteceu na noite de segunda-feira, dia 14 de setembro, rendeu muitas hashtags e looks fantáticos e glamurosos no red carpet. Com o tema “In America: A Lexicon of Fashion”, que buscou celebrar a moda norte-americana, muitos dos fashionistas entenderam o recado e trouxeram seus looks assinados por designers estadunidenses ou motivos culturais do país do capitalismo. Porém teve quem foi além e utilizou a oportunidade para levar mensagens necessárias de posicionamentos políticos, e esses sim são os looks que valem destacar. Então vamos à eles.

Lewis Hamilton teve um momento bem marcante no tapete vermelho do Met Gala 2021, o piloto britânico de Fórmula 1 comprou uma mesa inteira para estilistas negros, a fim de dar mais visibilidade ao trabalho dos artistas no evento.

Cara Delevigne veio bem afrontosa com um look com a frase “Peg the Patriarchy“, que seria mais ou menos algo como “Botar no rabo do Patriarcado“, mando uma mensagem bem clara sobre seu posicionamento feminista.

Jeremy Pope, ator que interpretou o personagem Archie na série Hollywood, de Ryan Murphy, escolheu um look que representasse os escravizados nas plantações de algodão.

A congressista de Nova York Alexandria Ocasio-Cortez utilizou um vestido branco bem icônico com a frase gritante “Tax the Rich“, fazendo um protesto para a taxação de grandes fortunas, algo que reverbera não só por lá mas também por aqui.

A YouTuber de maquiagem Nikkie de Jager, também conhecida como Nikkie Tutorials, usou um vestido em homenagem à travesti, drag queen e ativista negra Marsha P. Johnson. A vlogger ficou conhecida pelo seu trabalho com maquiagem, mas no ano passado ela saiu do armário como uma mulher trans, e hoje vem dando visibilidade a causa com a sua influência.

A cantora americana Saweetie veio utilizando um vestido que representa as cores da bandeira da Herança Negra Americana e da bandeira das Filipinas, que segundo ela vem mostrando o que é ser uma garota americana.

A jogadora de futebol Megan Rapine veio usando um look nas cores da bandeira americana, mas o seu protesto ficou por conta da bolsa que vinha com as palavras “In Gay We Trust” (nos gays nós confiamos, em tradução literal), resignificando o slogan americano “In God We Trust” (em Deus nós confiamos).

O ator Dan Levy foi uma alegoria à parte, onde ele trouxe um look da marca Loewe que representasse a visibilidade e amor queer. Seu look veio com uma releitura do trabalho do artista e ativista da causa da AIDS e HIV David Wojnarowicz.

rihanna met gala 2021

E para quem questionou o look da Rihanna, ela falou no tapete vermelho sobre seu outfit “eu queria um look que soasse poderoso, mas feminino, mas com um capuz preto – o que normalmente nos incrimina como pessoas negras. Eu queria empoderar de forma moderna.”

A moda é uma ferramenta poderosíssima se usada da maneira certa, ela pode ser uma expressão de sentimentos, como o seu estado de espírito, ou também como algo ainda mais grandioso como um posicionamento político.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada