A Renner vem buscando nos últimos anos ser uma marca cada que aposta cada vez mais em responsabilidade social com os seus produtos, o que para uma fast fashion a gente sabe que é um grande desafio. E o seu selo de lifestyle jovem, a Youcom, está andando junto quando o assunto é sustentabilidade. A a nova aposta da marca são camisetas com tingimento natural feitos com pigmento extraído de plantas.
Com elementos responsáveis do início ao fim do processo, a trama das peças é produzida com algodão responsável, baixo consumo de água e energia, auxiliares têxteis (produtos utilizados no tingimento) e tempo de processo. Para que o uso dos pigmentos se torne possível na coloração, eles são alterados e associados a uma baixa porcentagem – 5% a 10% – de corantes sintéticos de baixo impacto ambiental.
As nossas práticas de sustentabilidade são parte fundamental da Youcom desde o seu lançamento, em 2013. Recentemente, inclusive, implementamos a coleta permanente de peças jeans em todas as nossas lojas físicas, que tem como objetivo fomentar o conceito de circularidade.
Claudio Barone, diretor da Youcom
A finalização das peças utiliza amaciantes com óleos vegetais também derivados de resíduos. No topo disso, a Youcom não utiliza nenhum processo de lavagem posterior ao tingimento ou agentes de fixação, garantindo ainda mais economia de produção.
Acho interessante como a marca vem apostando em formas de reduzir o consumo de materiais e utilizando mais matérias primas naturais par sua produção. Espero que isso impulsione outras marcas do ramo a seguir nesse caminho, porque só produzir uma coleção de nova a cada semana já não faz mais sentido, não é mesmo?