O que é Metaverso e por que está todo mundo Comprando Bens de Consumo para esse Universo? – O Cara Fashion

O que é Metaverso e por que está todo mundo Comprando Bens de Consumo para esse Universo?

A internet como conhecemos está “ficando velha”, neste mundo em que tudo que chega vira obsoleto mais rápido do que o tempo da sua própria criação, a palavra efêmero se tornou cada vez mais familiar no nosso linguajar. E é com este viés que o Metaverso surge para criar um novo capítulo na história da World Wide Web.

Mas afinal, o que é o Metaverso?

Quando Mark Zuckerberg resolveu mudar o nome do Facebook para Meta, o termo Metaverso se popularizou muito entre os que até então não faziam ideia do que se tratava. Podemos definir o Metaverso como uma espécie de nova forma de usar a internet, num universo em que você vai poder trabalhar, fazer compras, reunir-se com amigos e família, criar, se relacionar, etc.

Mas com isso será possível?

O Metaverso será um ambiente que reunirá diversas tecnologias para o seu funcionamento, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Criptomoedas, Redes Sociais entre outras. Será como um game, só que os personagens serão reais, como você, eu e todos que conhecemos fazendo coisas “reais” no universo virtual através de avatares.

O Consumo de NFTs para o Metaverso

Outro seguimento que começou a crescer absurdamente nos últimos tempos foram as NFTs (Non-fungible Tokens ou Tokens não-fungíveis), que são peças virtuais originais, uma foto, um arquivo, um som, ou qualquer coisa virtual que tenha o seu caráter de ser original pelo seu criador ou detentor com certificados de originalidade e exclusividade.

Os NFTs têm sido bastante explorados no mundo da arte, onde peças de artistas são vendidos em formato digital, o que tem feito girar bilhões de dólares nesse mercado. A obra “Love is in The Air“, do artista recluso Banksy, entrou para o mundo de NFTs, onde foram feitas 10 mil cópias originais em formato digital.

A Moda dentro do Metaverso e dos NFTs

O mundo da moda não ficou para trás, e está fortemente ativo dentro do Metaverso. Diversas marcas já estão apostando em coleções e peças feitas para serem usadas em ambientes virtuais, como jogos e futuramente, o Metaverso. A Balenciaga, por exemplo, fez uma parceria com o popular game Fortnite, onde criou não só uma coleção física, mas também digital para ser usada dentro do jogo. A Gucci foi outra que há pouco lançou uma linha de tênis feitos para o ambiente virtual. E a Adidas acabou de faturar 23 Milhões de Dólares com uma coleção de NFTs para o Metaverso.

Balenciaga x Fortnite

Gucci Virtual Sneakers

Adidas Originals Bored Ape Yacht Club Collection

Mas o Metaverso já existe?

Tecnicamente não, e aí que está a problemática. Todo esse universo está no imaginário e laboratório de criação de empresas como Meta (Facebook), Microsoft, Amazon, Epic Game, e outras gigantes da tecnologia, que vêm investindo muita grana na concretização desse gigante projeto. Mas ainda é um projeto, que pode ou não dar certo.

E assim fica a grande questão: será que o Metaverso vai vingar? Bom, só o tempo dirá. Vamos aguardar e acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

Converse se junta a Todd Snyder para nova Collab Nike traz Blazer Low em parceria com a Off-White Marca brasileira High anuncia parceria com a Disney Pyer Moss x Reebok – Collection 4 Converse traz Chuck 70 com a Comme des Garçon Play Off-White traz parceria com a marca de calçados Church’s Lacoste apresenta nova parceria com Minecraft Birkenstock e Manolo Blahnik fazem collab à la Sex and The City Polo Ralph Lauren traz campanha inspirada em Universidades Negras Adidas Originals traz novo “Response CL” em parceria com Bad Bunny Burberry se junta a Supreme para nova Collab Gucci apresenta collab inédita com Adidas Originals