O que é Metaverso e por que está todo mundo Comprando Bens de Consumo para esse Universo? – O Cara Fashion

O que é Metaverso e por que está todo mundo Comprando Bens de Consumo para esse Universo?

A internet como conhecemos está “ficando velha”, neste mundo em que tudo que chega vira obsoleto mais rápido do que o tempo da sua própria criação, a palavra efêmero se tornou cada vez mais familiar no nosso linguajar. E é com este viés que o Metaverso surge para criar um novo capítulo na história da World Wide Web.

Mas afinal, o que é o Metaverso?

Quando Mark Zuckerberg resolveu mudar o nome do Facebook para Meta, o termo Metaverso se popularizou muito entre os que até então não faziam ideia do que se tratava. Podemos definir o Metaverso como uma espécie de nova forma de usar a internet, num universo em que você vai poder trabalhar, fazer compras, reunir-se com amigos e família, criar, se relacionar, etc.

Mas com isso será possível?

O Metaverso será um ambiente que reunirá diversas tecnologias para o seu funcionamento, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Criptomoedas, Redes Sociais entre outras. Será como um game, só que os personagens serão reais, como você, eu e todos que conhecemos fazendo coisas “reais” no universo virtual através de avatares.

O Consumo de NFTs para o Metaverso

Outro seguimento que começou a crescer absurdamente nos últimos tempos foram as NFTs (Non-fungible Tokens ou Tokens não-fungíveis), que são peças virtuais originais, uma foto, um arquivo, um som, ou qualquer coisa virtual que tenha o seu caráter de ser original pelo seu criador ou detentor com certificados de originalidade e exclusividade.

Os NFTs têm sido bastante explorados no mundo da arte, onde peças de artistas são vendidos em formato digital, o que tem feito girar bilhões de dólares nesse mercado. A obra “Love is in The Air“, do artista recluso Banksy, entrou para o mundo de NFTs, onde foram feitas 10 mil cópias originais em formato digital.

A Moda dentro do Metaverso e dos NFTs

O mundo da moda não ficou para trás, e está fortemente ativo dentro do Metaverso. Diversas marcas já estão apostando em coleções e peças feitas para serem usadas em ambientes virtuais, como jogos e futuramente, o Metaverso. A Balenciaga, por exemplo, fez uma parceria com o popular game Fortnite, onde criou não só uma coleção física, mas também digital para ser usada dentro do jogo. A Gucci foi outra que há pouco lançou uma linha de tênis feitos para o ambiente virtual. E a Adidas acabou de faturar 23 Milhões de Dólares com uma coleção de NFTs para o Metaverso.

Balenciaga x Fortnite

Gucci Virtual Sneakers

Adidas Originals Bored Ape Yacht Club Collection

Mas o Metaverso já existe?

Tecnicamente não, e aí que está a problemática. Todo esse universo está no imaginário e laboratório de criação de empresas como Meta (Facebook), Microsoft, Amazon, Epic Game, e outras gigantes da tecnologia, que vêm investindo muita grana na concretização desse gigante projeto. Mas ainda é um projeto, que pode ou não dar certo.

E assim fica a grande questão: será que o Metaverso vai vingar? Bom, só o tempo dirá. Vamos aguardar e acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

Stella McCartney traz novas sandálias Adidas Slides Clogs Nike traz novo Dunk Low “Reverse Panda” Louis Vuitton traz “Bolsa Lata de Tinta” criada por Virgil Abloh Kim Kardashian traz collab com Beats Earbuds Fit Pro Balenciaga traz bolsa em formato de “saco da lixo” por R$9.000 Nike e HUF homenageiam New York em novo Dunk Low Louis Vuitton traz amigos de Virgil Abloh para nova Campanha Travis Scott traz campanha do Nike Air Jordan 1 Low “Reverse Mocha” Nike Air Force 1 x Louis Vuitton será Lançado Oficialmente Dua Lipa apresenta segundo Drop da sua parceria com a Puma Cardi B apresenta novos tênis em parceria com a Reebok Nike traz novo Air Jordan 1 Low em Veludo Rosa