Moda meia-estação masculina – O que vestir nesse período de transição de temperatura – O Cara Fashion

Moda meia-estação masculina – O que vestir nesse período de transição de temperatura

Ainda estamos no meio do inverno, no entanto, em breve as temperaturas ficarão mais amenas com a proximidade da primavera. Durante esse período de mudança de estações talvez seja um tanto complicado saber o que vestir, já que em um dia podemos estar trazendo de volta do armário a bermuda jeans masculina e no outro precisamos usar casacos novamente. Essas variações de temperatura podem ocorrer até mesmo ao longo do dia, com manhãs frescas enquanto as tardes são quentes.

Enquanto o tecido que regula a temperatura não é de acesso à todos, uma ótima opção para estar sempre vestido de acordo com o clima é apostar nas sobreposições. Utilizar camadas de roupas e retirá-las conforme o necessário é a maneira mais fácil de não deixar o clima atrapalhar o seu dia a dia. Para isso, o ideal é dar preferência para tecidos leves e respiráveis como o algodão para as camadas inferiores que podem ser, por exemplo, a combinação de uma camiseta de manga curta com uma malha de manga longa e gola rolê por cima. Para a última camada, casacos e jaquetas com tecidos mais ou menos pesados de acordo com a necessidade. Desse modo, o foco principal para se obter esse resultado são as partes superiores do visual, então confira abaixo algumas peças-chave para montar esses looks.

Blazers

Quando a ocasião exige um pouco mais de formalidade, blazers são uma excelente escolha para suas composições. Combinados com camisa social ou camisetas básicas, esses itens sempre dão uma sofisticada no visual. Conforme o tecido e as cores, eles podem ser peças bastante sóbrias ou terem uma cara mais despojada.

Entretanto, em geral são roupas estruturadas que dificultam o uso em conjunto com casacos pesados, sendo, portanto, utilizados como última camada. Desse modo, para dias frios, opte por tecidos pesados como a lã e o tweed. Outros materiais que são comumente utilizados para a fabricação de blazers são o gabardine, o linho e a lã fria, contudo tecidos improváveis como moletom e jeans também aparecem como opções menos tradicionais.

Suéteres

Permanecendo em uma linha de visuais com maior sofisticação, clássicos e atemporais, suéteres são peças práticas e confortáveis que podem ser utilizadas até em looks de trabalho quando combinados com uma camisa social, por exemplo. Esses itens são perfeitos para serem utilizados entre a primeira camada e uma jaqueta. Sejam feitos de algodão, tricot ou cashmere, suéteres são peças indispensáveis no guarda-roupa de qualquer homem. Com certeza será fácil encontrar um que agrade o seu gosto pessoal, já que existe uma grande variedade de modelos com cores, estampas, golas e cortes diferentes.

Cardigans

Cardigans são casacos feitos com tecidos de fina espessura e maleáveis. Deixado de lado por alguns homens, eles são muito utilizados para criar visuais com o estilo preppy, moda colegial mais popular nos EUA. Contudo, pode valer a pena investir na peça uma vez que é uma excelente alternativa às jaquetas tradicionais em dia de temperaturas amenas. Com ela é possível compor tanto visuais sofisticados quanto mais descontraídos.

O modelo mais tradicional é aquele que possui abotoamento, sendo que quando os botões são completamente fechados proporcionam um ar mais alinhado e sério do que quando são deixados abertos.

Jaquetas

Existem diversas possibilidades em tratando-se de jaquetas masculinas que vão além dos clássicos modelos jeans e de couro. Entretanto, há um motivo pelo qual elas são a preferência da maioria, visto que são peças muito versáteis que permitem compor visuais estilosos com uma pegada bem urbana e moderna.

Além disso, o jeans é uma boa opção para aqueles dias em que há uma mudança no tempo por ajudarem a proteger do vento e da chuva mas que não lhe traz desconforto no sol. Independente do modelo, uma jaqueta é item essencial em qualquer guarda-roupa.

Moletons

Outros itens que fazem parte do streetstyle casual são os moletons, que oferecem praticidade e conforto, sendo ótimos para os dias em que não se quer pensar muito na hora de escolher o que vestir. Apesar de ficarem bem apenas em ocasiões informais, esse tipo de agasalho é um verdadeiro clássico que nunca sai de moda, se mantendo popular, especialmente entre os mais jovens. Quanto mais oversized a modelagem, mais despojado o resultado do visual será.

Outro elemento que deixa a peça com uma cara bem descontraída são as estampas localizadas, que podem ser de logomarcas, figuras ou até frases que representam seus pensamentos e opiniões. De qualquer maneira, moletons são ótimos itens para períodos de transição de temperatura, existindo a possibilidade de serem utilizados como a última camada ou por baixo de jaquetas para dias que exigem um aquecimento extra.

Coletes

Do estilo social até os modelos mais quentes para os dias frios, coletes são peças que poderiam aparecer mais no guarda-roupa masculino. Nas passarelas dos últimos desfiles de semanas de moda masculina em todo o mundo ficou claro que o item promete ser uma tendência para as próximas temporadas. Além disso, eles são peças ótimas para compor um visual com sobreposição, uma vez que são eficazes em aquecer, mas por não terem mangas não lhe deixarão desconfortável.

Fazendo parte do traje social completo, o colete às vezes é associado à um estilo antiquado, mas que se tiverem uma modelagem moderna e atual, resultarão em visuais cheios de estilo. O modelo esportivo, geralmente feito de nylon é muito utilizado em conjunto com peças mais pesadas nos países frios, mas que pode ser usado aqui no Brasil como uma boa alternativa aos casacos.

Camisa de Flanela

Esse clássico, geralmente, com estampa xadrez, pode ser usado sozinho ou então em looks de sobreposição junto com camisetas e ainda com jaqueta por cima caso esteja muito frio. A camisa de flanela agasalha enquanto lhe deixa super estiloso, aquecendo mais, ou menos, conforme a espessura do tecido.

Para o modelo tradicional estampado, existem diversos tipos de padronagens xadrez para agradar todos os gostos e estilos, sendo os estilos buffalo check, tartan e vichy os mais utilizados nesses itens. 

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada