Em 2022, quando os fundadores e diretores criativos da FORCA, Silvio De Marchi e Vivi Rivaben, lançaram a etiqueta, a chegada deixou claro que ela não se restringiria apenas às roupas com expressão de estilo marcante, traduzidas numa mescla singular da sofisticação inseparável à alfaiataria com tudo aquilo que é sinônimo de radicalidade e disrupção. A FORCA manifesta um estilo de vida eletrizante e urbano, influenciado pela cultura underground da cena noturna e pela adrenalina como a que é vista nos esportes radicais – e, para um importante passo à frente da grife como empresa e como marca, a abertura da primeira loja física, o espaço, além de servir como ponto de venda presencial das peças FORCA, naturalmente pretende abrigar os desdobramentos desse lifestyle com diferentes itens e experiências.
O local fica no número 267 da rua Barra Funda – parte de São Paulo com incensado circuito de arte que tem reunido novas referências da cultura e da criatividade – galpão que teve seu amplo espaço projetado pela arquiteta Cida Zandavalli para ser uma concept store, ou seja, ponto de venda que apresenta o conceito da marca não apenas num mix de produtos ampliado, mas também através de outros aspectos que constroem a presença da FORCA nas diferentes esferas artísticas presentes no cotidiano de seu público. A articulação da etiqueta como agregadora de profissionais criativos aparece no estúdio fotográfico colaborativo com o qual o espaço vai contar, que além de ser usado pela FORCA estará disponível para ser alugado por fotógrafos, videomakers e criadores de imagem independentes. A marca também abrirá, permanentemente, espaços para exposição e venda de obras de artistas contemporâneos que dialogam com seu universo, estreando com o trabalho da artista Mônica Piloni.
A ampliação da oferta da FORCA com a abertura da primeira loja começa pelo design de mobiliário, quando serão lançados os primeiros móveis projetados por Silvio e Vivi – um sofá, uma cadeira e uma banqueta – junto com a coleção vestuário de Verão 2025. O mix da loja também vai contar com acessórios premium, como as jóias assinadas pela designer Bárbara Fischer e, em outro corner do ambiente, com itens editoriais de arte, arquitetura, design e fotografia, além de magazines e impressões de cliques de fotógrafos selecionados, tudo com a curadoria apurada da renomada diretora de arte e fotógrafa Cassia Tabatini. O novo espaço também concretiza parte importante da consolidação da FORCA como marca e como empresa. Ele também vai abrigar, além da loja física, o ateliê da etiqueta que, somado ao estúdio fotográfico, demonstra a intenção da FORCA de manter uma estrutura não só para reforçar a expansão da marca no mercado brasileiro, que também conta com e-commerce ativo desde a sua fundação. “Construímos um espaço único buscando atender demandas maiores, já que pretendemos trabalhar o canal de vendas para as grandes multimarcas em breve”, afirma Silvio.
A chegada do novo espaço não poderia deixar de ter uma apresentação artística múltipla, que reafirma não só a intenção permanente da FORCA em agregar diferentes frentes de produção criativa a partir da moda e do design, mas a de fazer dele um ponto vivo na cena cultural da Barra Funda, sempre interagindo com o ambiente local a partir de performances, listening parties e exibições diversas. A que o inaugura, dentro do evento de abertura, fechado para convidados, que acontecerá no dia 13 de dezembro, marca a vinda ao Brasil de Maurício Ianês, multiartista e performer que atravessa as artes plásticas, a direção de arte, a moda e a música baseado na Europa, unicamente para a apresentação que abre a loja, à frente da banda Cão. O grupo se apresentará de dentro da loja em direção à rua Barra Funda, onde o público geral também poderá conferir a performance de Maurício e da banda – uma mão da via será fechada para que quem circula pela região possa aproveitar o movimento do show, que começa às 20h00 do dia da inauguração do espaço.