Muitas das vezes, você nem sabe, mas as roupas que estão no armário podem ter sido idealizadas por estilistas chineses. Nos últimos anos, profissionais da moda masculina vêm se destacando no cenário internacional, fazendo o seu trabalho chegar aos quatro cantos do mundo. Abaixo, você fica por dentro dos principais designers na atualidade. Confira!
Feng Chen Wang

Radicada em Londres, Feng Chen Wang se formou em 2015 no Royal College of Art, na capital inglesa. A sua estreia nas passarelas aconteceu um ano depois, na Semana de Moda de Nova York, nos Estados Unidos. Na ocasião, o estilista foi apontado como um dos destaques do evento.

Em janeiro de 2025, durante o Paris Fashion Week, na França, Feng Wang apresentou ao público a sua coleção outono/inverno. As roupas foram inspiradas na clássica obra da literatura chinesa “Shan Hai Jing”, conhecida no ocidente como “Clássico das Montanhas e dos Mares”. Os modelos se apresentaram com peças que faziam claras referências à mitologia da China.
Outra curiosidade a ser ressaltada é que foi Feng quem desenhou o figurino da porta-bandeira da delegação chinesa nas Olimpíadas de Inverno de Pequim, em 2022.
Samuel Guì Yang

Samuel Yang montou o seu estúdio em Londres que funciona desde 2015. Ele também conta com um centro de produção, este em Shanghai, na China.

Um dos seus trabalhos recentes foi visto no Shangai Fashion Week 2025, em maio. Na ocasião, o profissional trouxe para as passarelas coletes feitos de jeans e sedas delicadas. Samuel tem como tendência mesclar elementos do mundo ocidental com referências artesanais da sua terra natal.
Xander Zhou

Xander Zhou tem um estilo diferente se comparado com os estilistas citados aqui. Na maioria das vezes, as coleções deste artista trazem conceitos futuristas.

Vale citar que Xander tem uma grande importância para o cenário da moda chinesa. Ele foi o primeiro designer voltado para os homens a participar da Semana de Moda Masculina de Londres.
Influência da cultura chinesa
Fica claro o uso da cultura chinesa nos desfiles dos principais estilistas do país. Esta é uma tendência vista não apenas na moda, mas também em outros setores. É uma das formas que a China tem de expandir a sua atuação mundial.
Além da moda, a influência chinesa também está presente em outros segmentos, como no universo dos jogos digitais, que há o Fortune Rabbit – slot game encontrado nas plataformas de cassino online. O título usa como layout elementos da cultura chinesa, tendo o coelho como avatar. Este animal é a representação da sorte.
Na literatura, se destacam obras como “Romance dos Três Reinos” e “Camel Xiangzi”. O cinema também recebe fortes investimentos para ser um pilar cultural. O Hengdian, maior estúdio do mundo, fica na China.
Próximos desfiles
No segundo semestre de 2025, de 14 a 19 de outubro, será realizada a segunda edição do São Paulo Fashion Week – esta com as coleções de primavera/verão. Fica a expectativa se estilistas como Feng Wang, Samuel Yang e Xander Zhou marcarão presença. Na edição de abril deste ano, quando o foco foi a coleção outono/inverno, o trio asiático não apresentou as suas peças na passarela brasileira.
Enquanto os destaques da moda chinesa não vêm ao Brasil, o jeito é acompanhar o trabalho deles por meio da mídia especializada, ficando de olho nos eventos internacionais. De 24 a 29 de junho, acontecerá a Paris Fashion Week Men’s.
