Instituto C&A investe no fortalecimento da cultura negra na primeira edição do Festival Feira Preta em Salvador – O Cara Fashion

Instituto C&A investe no fortalecimento da cultura negra na primeira edição do Festival Feira Preta em Salvador

O Instituto C&A anuncia seu apoio à edição inédita do Feira Preta Festival em Salvador, um dos maiores encontros de cultura negra da América Latina. A parceria se estabelece por meio de um investimento de R$ 1 milhão, realizado via Lei de Incentivo Estadual da Bahia, fortalecendo ações que ampliam visibilidade, oportunidades e geração de renda para artistas, empreendedores e criadores negro.

A chegada do Festival à capital baiana marca um momento histórico dentro do ecossistema afro-brasileiro, reunindo música, moda, audiovisual, gastronomia, talks, games e uma ampla programação gratuita. Para o Instituto C&A, apoiar o projeto significa contribuir para que a cultura negra siga inspirando transformações sociais e econômicas em escala nacional.

É a terceira vez que o Instituto C&A firma parceria com a Feira Preta, que apoiou trilhas de capacitação empreendedora em duas edições do Festival Feira Preta em São Paulo.

“O Instituto C&A acredita no poder da cultura e da criatividade como motores de impacto social. Ao fortalecer iniciativas como o Feira Preta Festival, ampliamos o protagonismo de profissionais negros em toda a cadeia criativa, criando caminhos reais de autonomia financeira, visibilidade e reconhecimento”, afirma Cyntia Kasai, gerente sênior de comunicação e ASG da C&A.

Na imagem, foto da marca Azulerde, historicamente apoiada pelo Instituto C&A que marcará presença na feira do Festival.

Com o tema “Axé – Revolução que Dá Baile”, o Festival acontece de 28 a 30 de novembro, no Distrito Criativo de Salvador, com a Praça Maria Felipa como palco central. A programação destaca artistas baianos e iniciativas que refletem a potência da produção cultural negra contemporânea.

Entre os nomes confirmados estão Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis, Batekoo, Ministereo Público, além de feiras afroempreendedoras, encontros de inovação, performances, palestras, painéis e outras atividades.

A programação de moda conta ainda com 2 desfiles que apresentarão 21 marcas emergentes, além do desfile da Balbina, Mônica Anjos, e estilistas africanos em parceria com a iniciativa Fancy Africa.

Toda a programação é gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

Para Adriana Barbosa, fundadora do Feira Preta, a parceria reforça a missão do Festival em fortalecer a economia preta. “Chegar à Bahia é conectar passado, presente e futuro da cultura negra. Ter o Instituto C&A ao nosso lado potencializa essa construção coletiva e reafirma que investir na população negra é investir no desenvolvimento do país”, comenta.

O apoio do Instituto C&A ao Feira Preta Festival integra sua estratégia de fomentar iniciativas que fortalecem o empreendedorismo negro e a economia criativa, ampliam oportunidades para jovens criadores, estimulam soluções e projetos transformadores nos setores da moda e da cultura e promovem maior diversidade e inclusão em toda a cadeia produtiva. Ao direcionar recursos à edição baiana do Festival, o Instituto reforça seu compromisso histórico com propostas que valorizam identidades, territórios e expressões culturais brasileiras, conectando impacto social, inovação, moda e cultura.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Institucional, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história,também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise.

Na imagem, foto da marca Azulerde, historicamente apoiada pelo Instituto C&A que marcará presença na feira do Festival.

Sobre o Instituto Feira Preta
O Feira Preta é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil. Somos um negócio de impacto, que dispõe de uma tecnologia social própria e que atua de forma sistêmica com diferentes programas, projetos e ações, criando um ambiente propício ao empoderamento, crescimento e prosperidade econômica de pessoas negras a partir da valorização de conhecimentos ancestrais que contribuem para a reconstrução de imaginários e a construção de novos futuros. Saiba mais através do site: Link

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

Deixe um comentário

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada