O Vale do Anhangabaú, entre os dias 09 e 15 de junho, apresenta uma programação gratuita com ações voltadas para a promoção da cidadania, cultura e valorização da comunidade LGBTQIAPN+. A iniciativa integra as comemorações do Mês do Orgulho, com atividades que vão desde mutirões de retificação de nome e gênero, rodas de conversa sobre direitos até apresentações musicais que celebram a diversidade.
A programação começa com a Unidade Móvel da Cidadania LGBTQIAPN+, que estará estacionada no Vale do Anhangabaú de 10 a 14 de junho, sempre das 14h às 20h. O serviço itinerante oferece orientações sobre direitos, leis de proteção, acesso a serviços de saúde e assistência social, além de realizar mutirões de retificação de nome e gênero. A unidade também encaminha o público para os Centros de Cidadania LGBTI da cidade e divulga ações da Prefeitura, como o Casamento Coletivo Igualitário. Esta iniciativa reforça o compromisso da cidade de São Paulo no combate à homofobia e na promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+.

Na sexta-feira, dia 13 de junho, das 15h às 20h, o Vale recebe o 16º Visões Urbanas, festival internacional de dança em paisagens urbanas. Artesãos do Corpo, o festival transforma a cidade de São Paulo em um grande palco a céu aberto. Nesta edição, artistas de São Paulo, Minas Gerais, Colômbia, Espanha, Portugal e Japão ocupam diversos espaços públicos com performances que propõem novos olhares sobre o corpo e a cidade. Ao longo de suas 15 edições anteriores, o Visões Urbanas consolidou-se como um importante encontro artístico, reunindo criadores de diferentes estados brasileiros e de países como França, Argentina, Turquia, Alemanha, Japão e Moçambique, promovendo o intercâmbio cultural através da dança.
No sábado, dia 14, das 16h às 17h, o Centro de Referência da Diversidade – Bruna Valim promove a Roda de Conversa “Respeito Tem Nome”. A ação integra o programa homônimo da Prefeitura de São Paulo, que garante a retificação de nome e gênero em documentos oficiais para travestis, mulheres trans e homens trans. Instituído pela Portaria nº 037/SMDHC/2021, o programa facilita o acesso à cidadania e fortalece o respeito ao uso do nome social, sendo uma política pública fundamental para a dignidade e inclusão dessa população.

Ainda no sábado (14), das 14h às 23h, o Vale será transformado em uma verdadeira pista de dança ao ar livre com o Under Effect x Resina Records – Showcase no Vale. O evento gratuito marca a volta da Under Effect ao centro de São Paulo, desta vez com a participação especial da Resina Records, gravadora referência no psytrance brasileiro. O line-up reunirá artistas que vão levar o público a uma jornada sonora intensa e vibrante, misturando música eletrônica, cultura alternativa e celebração da diversidade, transformando o centro da cidade em um portal de energia e consciência.

Encerrando a programação com muita música e representatividade, no domingo, dia 15 de junho, acontece o “Sons do Vale: Celebrando o Mês do Orgulho”, das 18h às 21h. A noite será comandada pela apresentadora Gaabi Vieira e contará com um line-up repleto de talentos que prometem emocionar e encantar o público. A ação celebra o amor, a arte e o orgulho LGBTQIAPN+, reafirmando o papel do Anhangabaú como espaço de encontro, diversidade e resistência no coração de São Paulo.
A programação conta ainda com Jiu-Jítsu (segunda, das 19h às 20h), Hip Hop (terça, das 18h às 20h), Ensaio Aberto: As Obscênicas (quarta, das 20h às 22h), Capoeira (quinta, das 19h às 20h), Dança dos Povos (sexta, das 16h às 19h), Espaço Kids + Origami (sábado, das 13h às 18h) e Skate Park Livre (domingo, das 18h às 19h).
Confira a programação completa do Novo Anhangabaú no site ou nas redes sociais.
Serviço – Programação Novo Anhangabaú
Local: Vale do Anhangabaú, s/n – Centro – São Paulo – SP
Como chegar: Metrô – Estações São Bento e Anhangabaú
Instagram: @novoanhangabau
Tik Tok: @novoanhagabau
Gratuito