Para celebrar a exposição Wangechi Mutu: Black Soil Poems na Galleria Borghese — patrocinada pela FENDI como parte de uma parceria duradoura com o museu — a artista queniana-americana criou sua própria e exclusiva Wangechi Mutu x FENDI Peekaboo.
Seguindo sua visão poética e mitológica, profundamente conectada aos contextos sociais e materiais contemporâneos, a bolsa Wangechi Mutu x FENDI Peekaboo foi produzida com diversas técnicas e tintas, incluindo folha de ouro, que criam texturas variadas. O corpo da bolsa retrata duas paisagens significativas para a artista — Ngong Hills e Mount Kenya —, enquanto do interior emerge uma composição de galhos esculturais em madeira.
“A bolsa FENDI Peekaboo é geométrica, robusta, e eu quis imediatamente transformá-la em algo orgânico e fantasioso”, afirma Wangechi Mutu. “De um lado temos as Ngong Hills, do outro esse pico magnífico, Mount Kenya. Essas duas montanhas sustentam a bolsa. E de dentro, esse crescimento, esse galho está tentando se espremer para fora. Isso não é uma bolsa, é uma escultura.”
Criada por Silvia Venturini Fendi em 2008 e apresentada no desfile feminino de Women’s Spring/Summer 2009, a bolsa Peekaboo tornou-se uma expressão icônica do artesanato romano, fundida com um senso íntimo da feminilidade FENDI. Com um nome inspirado na brincadeira infantil “esconde-esconde” (peek-a-boo, I see you), a Peekaboo é um estudo de opostos, onde o minimalismo elegante encontra a riqueza de texturas e cores preciosas. Canal de inovação e interpretação, a Peekaboo evoluiu a cada temporada, ganhando novos estilos que brincam com proporções, funcionalidade, materialidade e técnica artesanal.
Em continuidade com o profundo relacionamento da FENDI com o mundo da arte e da cultura, a Wangechi Mutu x FENDI Peekaboo junta-se a uma série iniciada em 2014. Como homenagem ao artesanato, ao design, à arte e à própria Peekaboo, ao longo dos anos a bolsa foi transformada em uma obra prima única graças à colaboração com personalidades internacionais, artistas e designers.
Entre eles estão a arquiteta Zaha Hadid, a designer Sabine Marcelis, os artistas Arnaldo Pomodoro, Giuseppe Penone e Oscar Wang, e a cantora Adele, convidados pela FENDI para personalizar uma white canvas Peekaboo ou criar suas próprias versões da bolsa em ocasiões especiais para a Maison, como visto no Peekaboo Project, nas parcerias com a Design Miami e em exposições.
Mais sobre Wangechi Mutu na exposição na Galleria Borghese, com apoio da FENDI e curadoria de Cloé Perrone, em exibição em Roma de 10 de junho a 14 de setembro de 2025.