A Moda, a Indústria Têxtil e o Trabalho Escravo – O Cara Fashion

A Moda, a Indústria Têxtil e o Trabalho Escravo

Hoje, dia 28 de janeiro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a data se deu em homenagem ao assassinato dos auditores fiscais do trabalho em 2004, enquanto apuravam denúncia de trabalho escravo na em Unaí (MG). Pensando nesse data tão marcante e problemática no maravilhoso mundo da moda, pensei em deixar só por hoje, de lado as maravilhosas coleções e novidades da moda masculina para falar um pouco sobre uma lado da moda que poucos conhecem, a indústria têxtil.


Está circulando nas redes sociais um vídeo de um programa norueguês, em que eles chamaram três blogueiros para ver e viver a experiência dos trabalhos da industria têxtil para as grandes marcas, para ver o como é processo no Camboja.
O programa, chamado Swetshop | Dead Cheap Fashion, terá 5 episódios que você pode acompanhar aqui.
Vira e mexe no Brasil, vemos situações parecidas, com marcas nacionais e gringas que atuam aqui, como a Zara por exemplo. Esse lado da moda, é triste e vergonhoso. Sim, nós consumimos dessas grandes lojas, não estou tomando partido e protestando contra as marcas.

Então, vamos para de comprar? Não, mas acredito que é preciso ter um consumo consciente, saber o o processo de marcas e não viver num mundo em que essas vertentes são ignoradas. Vamos começar a pesquisar sobre as marcas, vê se vale a pena pagar uma fortuna numa peça que é fabricada a preço de banana na china ou em uma situação análoga a escravidão no interior do Brasil. Comprar uma peça por R$300,00 quando seu valor real não chega a R$20,00, só porque é uma marca “da moda”, que o/a celebridade/blogueiro(a) usa. Enfim, ter um consumo consciente é um começo, e isso é o mínimo que podemos fazer.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada