Sem exageros: especialistas explicam como a harmonização facial pode trazer resultados naturais – O Cara Fashion

Sem exageros: especialistas explicam como a harmonização facial pode trazer resultados naturais

/

Quase todos os dias surgem notícias de famosos que fizeram procedimentos de harmonização facial. Boa parte das vezes a notícia repercute justamente por conta de resultados exagerados, como lábios muito grossos, mandíbula excessivamente angulada, entre outros, o que divergem da proposta inicial da harmonização orofacial: deixar o rosto harmonioso, com aspecto natural e saudável.

Foi o caso do cantor sertanejo Lucas Lucco, que se arrependeu dos resultados e reverteu o procedimento em 2021, removendo o produto. O artista afirmou em entrevista que não estabeleceu um diálogo aberto com o profissional, o que deixou as coisas “mal combinadas”. Com isso, Lucco relatou que não conseguia identificar os próprios traços faciais.

De acordo com a especialista em Ortodontia e Harmonização Orofacial do Instituto Harmonizando Faces, Dra. Talita Bender, exageros se tratam de uma “desarmonização facial”, que ocorre devido à falta de comunicação com o paciente.

É por isso que fazemos uma avaliação prévia para alinhar a expectativa do paciente versus a realidade do procedimento. Nesse momento, respeitamos o desejo do paciente, mas devemos levar em consideração que nós, especialistas, sabemos o que é exagero”, dizem.

Para ela, a harmonização orofacial deve ser realizada aos poucos. “O ideal é que o especialista coloque uma quantidade suficiente para começar a ver os resultados. Depois de 15 dias é feita uma reavaliação e, se for necessário e desejo do paciente, coloca-se um pouco mais de produto”, diz.

Esse tempo é necessário para que as substâncias se aloquem de maneira correta na face do paciente, para que inchaços e pequenos hematomas desapareçam, mostrando o resultado definitivo.

A toxina botulínica (conhecida como Botox) começa a aparecer somente depois de dois a três dias da aplicação – e o resultado, só após 15 dias, enquanto o preenchimento com ácido hialurônico tem resultado imediato, porém com um pequeno inchaço.

Já os bioestimuladores de colágeno precisam de um prazo maior para aparecer, com resultados visíveis entre 30, 60 e 90 dias.

A especialista ressalta que os produtos utilizados em cada procedimento são seguros, pois são biocompatíveis com o organismo e, caso haja alguma intercorrência, a exemplo do ácido hialurônico, o profissional utiliza uma enzima chamada hialuronidase. Ela será responsável por degradar o produto e, assim, reverter os efeitos. “Em casos de obstrução vascular, pequeno nódulo ou simplesmente pelo fato de desagradar o paciente, aplicamos essa enzima e o produto será totalmente degradado”, explica.

Hoje em dia, os riscos e exageros são menores, afirma Dra. Talita, já que diante de tantos excessos, a busca pelo natural aumentou. “Estamos em busca de mais naturalidade, com procedimentos que recuperem a beleza sem alterar a identidade de cada um”, diz.

Segundo a Dra. Daniella Lamouche, especialista e sócia do instituto, atualmente, existem aparelhos de alta tecnologia a nosso favor para intervir com segurança, como por exemplo os ultra-sons de diagnóstico.

“Caso o paciente relate que já realizou harmonização e não sabe qual produto foi aplicado, fazemos um exame que observa, por meio de imagens, qual tipo de produto e em qual região específica da pele está localizado.”.

O cuidado no pós-procedimento também é importante para garantir um resultado satisfatório. “Quando se trata de preenchimento, falamos para o paciente evitar massagear, não praticar atividades físicas de alto impacto, além de não se expor ao sol. Já os bioestimuladores de colágeno injetáveis, orientamos realizar várias massagens por um período determinado, para distribuir a substância e evitarmos nódulos; para cada procedimento dentro da harmonização temos um pós diferenciado”, finaliza Dra. Daniella.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada