Alessandro Michele apresenta sua primeira coleção pela Valentino e mostra que sua Criatividade é maior do que Hype – O Cara Fashion

Alessandro Michele apresenta sua primeira coleção pela Valentino e mostra que sua Criatividade é maior do que Hype

As clássicas casas de moda italianas são consideradas as mais influentes no mundo da moda, suas coleções apresentadas nas principais semanas de moda são sempre muito aguardadas pelos fashionistas e apaixonados por moda. Prada, Versace, Bottega Venetta, Gucci, Valentino. Esses nomes levam grande peso no universo fashion, e quando o xadrez do movimento dos estilistas é colocado à mesa, mudanças significativas acontecem e curiosidades se revelam.

Desde 2015, a Gucci teve um grande clímax que não se via desde a aclamada linha de Tom Ford em 1995, que é conhecida como “a coleção que salvou a Gucci“. E o responsável por essa mudança brusca que levou a marca ao delírio do seu público antigo e novo, foi o estilista Alessandro Michele, que começou a sua carreira na grife italiana em 2002, e a partir de 2015 trouxe uma revolução com a sua pegada romântica e nostálgica, trazendo uma verdadeira “Gucci Fever“, em que vários artistas buscam ter seu nome atrelado a marca e suas esplendorosas criações.

E quando o estilista saiu de cena, deixando a Gucci em 2022, onde a marca buscava fazer um rebranding, querendo se afastar exatamente do público que o cara trouxe e seu estilo oppulence de ser, quem assumiu o controle foi o jovem Sabato de Sarno. E o cara não perdeu tempo em despir a marca de tudo aquilo que Alessandro Michele trouxe, dos clássicos monogramas, os tons pasteis e todo o viés romântico e nostálgico. De lá para cá a Gucci tem se mostrado uma marca que se aproxima cada vez mais do minimalismo e sobriedade; e apesar de 5% da coleção ainda trazer um brilho de luz Gucciano, esta busca estar mais perto criativamente de suas amigas influentes Balenciaga e Prada – que por vezes fica difícil até saber quem é quem dentro da morte do que a diferenciava.

Junho de 2024. Alessandro Michele apresenta sua coleção Resort 2025 de estreia para a Valentino – e assim, um respiro de alegria volta aos sorrisos daqueles que não acreditam cegamente no hype. A nova coleção apresentada pelo estilista para uma casa italiana trouxe o riscar do DNA que já conhecemos, mas moldado a sofisticação tradicional que a Valentino carrega.

Ver a criação do estilista para a Valentino traz um misto de saudade e esperança, pois apesar de ter um apreço e respeito pelo que está sendo criado hoje na maioria das marcas, é difícil engolir a pílulas genéricas de moda disfarçadas de sobriedade e minimalismo. Quando pensamos em moda italiana, pensamos em sofisticação, e essa pode ser entregue de diversas maneiras e nuances. Porém depois de uma grande alta do Quite Luxury, que foi o exato movimento que levou a Gucci a jogar Vanish e literalmente “limpar sua imagem”, é bom saber que ainda tem gente seguindo sua jornada sem se deixar levar pela onda de Succession e seus sucessores.

A linha apresenta uma clara inspiração nos anos 1960 e 1970, com uma vibe vintage boêmia, que mistura looks luxuosos com jeans, shapes amplos, soltos e estruturados. Uma grande mudança em relação as coleção passadas, apresentadas pelo estilista Pierpaolo Piccioli, que ficou no comando da Valentino por saudosos 25 anos.

O debut de Alessandro Michele para a Valentino é algo que deve ser observado e estudado. A sua saída da Gucci foi estranha, por mais cordial que tenha sido o anúncio. E o cara trazer a coleção exatamente no mesmo dia em que a Gucci apresentou a sua versão do Resort 2025, não poderia ter sido melhor.

A tendência, o hype, são interessantes para saber como está funcionando o mundo; mas quando essa tem mais peso do que a criatividade, é aí que mora o perigo.

Confira a coleção abaixo.

Fabiano Gomes

Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UNIRIO) pegou seu conhecimento de pesquisador da informação e mergulhou de cabeça no Universo Fashion. Cansado de buscar informação relevante de Moda Masculina em blogs e sites brasileiros, decidiu criar o blog para suprir a própria necessidade e informação de moda para os homens pelo mundo em 2012. Carioca, hoje morando em São Paulo, dedica-se 24/7 ao O Cara Fashion além de trabalhar como Bibliotecário com Educação Infantil, Diversidade e Inclusão.

BAPE celebra 30 anos com collab com Adidas Originals Forum Low 84 Quiet Luxury – entenda a tendência e o porque de tanto Sucesso Os homens mais bem vestidos do Met Gala 2023 Adidas Originals e Pharrell Williams apresentam Samba Colors Uniqlo apresenta nova coleção cápsula do Dragon Ball Tommy Jeans e marca de streetwear de luxo Aries se unem para collab Louis Vuitton convoca Lionel Messi para nova campanha focada em Viagem Nike apresenta novo Air Force 1 em parceria com a Tiffany & Co Reserva Go apresenta o Yankee, seu novo Sneaker Tendência de Cortes Cabelo Masculino para 2023 Bannanna e Made in Brazil se juntam em nova collab para o Verão Burberry traz nova collab com a Minecraft na vibe pixelada